-
Arquitetos Paisagistas: Hanazaki Paisagismo
- Área: 3000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nessa residência em Campinas, no interior de São Paulo, foi proposto um jardim para ocupar uma área de aproximadamente 3000m². Conectando os volumes distintos de uma arquitetura térrea, o jardim estabelece sua transição a partir da estruturação de um amplo corpo d’água, revestido por pedras vulcânicas que lhe dão aspecto de naturalidade. Não apenas a piscina se sobressai como raia elevada em relação ao jardim, mas os degraus submersos embasam floreiras para plantio de árvores, em pleno interior das áreas molhadas. A exploração de diferentes níveis cria também espelhos d’água e outras áreas mais profundas para nado.
Sobre essa superfície, uma passarela para caminhada se destaca e conduz o usuário do solário ao terraço descoberto, integrado à área gourmet. Nas proximidades desta, é encaixado um espaçoso longe, revestido em limestone, no centro do qual é instalada uma lareira. Esse espaço de estar privilegia a vista da paisagem natural circundante, promovendo tanto a convivência quanto a contemplação.
A finalização se dá com uma escolha de vegetações de clima tropical, coerentes com o bioma do Sudeste brasileiro, no qual o jardim se encontra: jasmins-manga, tamareiras e palmeiras-imperiais se destacam como principais espécies arbóreas de grande porte, enquanto agapantos-azuis e diferentes espécies de filodendros permeiam os percursos.